A challenge to stay awake #4

13:36

"Read every sentence you write out loud. 
If it sounds boring, kill it."
[James Altucher]





Semana 4

Há muita coisa que me tira o sono, pelos melhores motivos. E são mais de 52, acreditem. =) 

Desde miúda que conservo em mim a "arte e o engenho" de escrever. Sobre mim, sobre os outros, sobre o que me inspira e motiva. À conta disso, também perdi muitos dos cadernos/diários que tinha sobre tanta coisa. Escrevi outros, para minha alegria e motivação pessoal. Não o faço diariamente, com grande pena minha, mas de vez em quando pego na caneta e no caderninho e lá estou eu no meu mundo poético. =) 

Esta semana sacudi o pó de obras feitas em casa (feitas há algum tempo, é certo, mas foi o que e veio à memória) e lá fui eu para o campo alinhar os chakras e escrever. 

De mim, para quem se identificar.

Quando o reboco começa a cair

Passei (quase) toda a minha curta vida a acreditar em determinadas coisas, a seguir um determinado modelo, convicta de estar a percorrer o caminho certo (ou pelo menos aquele que me parecia ser o correcto), criando (pre)conceitos, juízos de valor. Escolhi (ou alguém o fez por mim) uma religião, uma crença (ou pelo menos a falta dela), absorvi ideologias, torci por uma equipa de futebol (mesmo não percebendo sequer de jogadas ou posições estratégicas), defini linhas, limites e regras, classifiquei tudo à minha volta em certo e errado, bom e mau, sensato e insensato, aceitável e inaceitável, traçando o meu próprio mundo, desenhando a minha própria vida.

De forma forma certa ou errada, ainda existem coisas em que acredito, ideologias que me fazem crer que afinal não estava assim tão errada. Estou segura de que tenho pessoas que dividem isto comigo (família, amigos), pois fazem parte da minha "equipa", do meu mundo, da minha vida.

Mas, tal como uma casa nova em folha, que com o passar dos anos deixa de ser nova, é preciso cuidar não só da fachada, de rótulos e etiquetas, como também (e sobretudo) da estrutura e verificando se todo o alicerce de crenças, ideologias e convicções ainda sustentam o todo, adequando o peso à base que o segura, cuidando do que realmente é essencial. Posso até iludir-me, acreditando que tudo está bem enquanto a fachada estiver segura, mas mais cedo ou mais tarde, passará um veículo pesado que fará tudo estremecer, derrubando o reboco, mostrando tudo o que se encontra por trás: uma estrutura fraca, abalada, insegura já há muito tempo.

Sim, na vida também se tem este veículo pesado a estremecer a fachada humana, que a tudo derruba se não houver cuidado. Há que ver o copo meio cheio em tudo o que acontece na vida. Situações do género acontecem a qualquer um de nós Temos de ter a capacidade de tornar essas situações complicadas em oportunidades, hipóteses de crescimento e de mudança, reflexão. 

Esquece a aparência (pois ela vem automaticamente). Luta e cuida da tua essência e terás mais hipóteses de levar uma vida verdadeiramente plena e feliz. Pois a vida é curta demais para ficarmos a consertar o reboco só para manter a fachada.



You Might Also Like

0 comentários